Aprenda a fortalecer a musculatura do core

core é unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.

O core é considerado o Centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, isso o torna uma região muito vulnerável. Essa vulnerabilidade é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região.

Além disso, o core é uma região muito importante para a boa manutenção da postura no trabalho, nos estudos e, principalmente, durante os treinos, já que muitos dos exercícios realizados dependem de uma boa estabilidade desses músculos. Essa necessidade ficou mais evidenciada há alguns anos atrás, quando se popularizou o método de treinamento funcional, no qual as pessoas deixam de fazer exercícios simples – como empurrar ou puxar – e passam a executar uma complexidade maior. O treinamento funcional tem como princípio básico o trabalho muscular mais global e não isolado, como a musculação tradicional. O resultado desse trabalho é uma ativação maior do core.

Exercícios para o fortalecimento do core

Esses exercícios podem ser feitos de forma isolada, com o trabalho tradicional, ou com exercícios mais complexos, usando o treino funcional.

No formato tradicional vamos trabalhar os músculos do core através de séries e repetições e nos formatos do treinamento funcional. Além das séries e repetições, num treino mais complexo, podemos ter o trabalho com isometria, isto é, mantendo sua contração para dar suporte a outros movimentos, que não necessariamente estão relacionados ao core.

Eles podem ser realizados em casa sem a necessidade de nenhum equipamento ou acessório e também podem ser realizados com máquinas, halteres, bola suíça, bosu, disco de equilíbrio, entre outros.

Veja a seguir alguns exemplos:

Abdominal tradicional

 

 

 

 

 

Abdominal na bola

 

 

 

 

 

Elevação do quadril com bola

 

Elevação isométrica do quadril

 

 

 

 

 

Prancha lateral isométrica

 

Rolamento na bola

 

 

 

 

 

ESCRITO POR: Givanildo Matias _Educador Físico

Fonte: Minha Vida

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