Bases instáveis na musculação

Com a explosão do treinamento funcional, a instabilidade está cada vez mais presente nas salas de musculação. Mas quais são as vantagens e limitações dessa prática? É correto usar bases instáveis nos exercícios de musculação?

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 Seria maravilhoso se, logo nessa primeira frase, houvesse a resposta “SIM” ou “NÃO”. Isso simplificaria a leitura. Porém, a área do exercício físico não é exata, portanto, “sim” ou “não” é relativo.

Atualmente, tem sido comum observar pessoas se exercitando em condições instáveis, com o intuito de aumentar a complexidade do exercício e, com isso, melhorar a capacidade funcional. Mas será que é tão simples assim???

Nesse contexto, destaco os pesquisadores David G. Behm (Canadá) e Juan Carlos Colado Sanchez (Espanha), pois estão contribuindo muito para o entendimento desse tipo de treinamento.

Recentemente, os autores publicaram dois artigos de revisão da literatura sobre o uso de bases instáveis no treinamento resistido, nos quais relataram seus reais efeitos, permitindo apontar benefícios e prejuízos dessa conduta (Behm e Colado, 2012; 2013). A conclusão de ambos os trabalhos foi que, para alguns objetivos, a instabilidade é interessante, porém para outros, não.

Em suma, quando o foco se dá sobre a força, potência, velocidade e amplitude de movimento, a instabilidade excessiva pode prejudicar o desempenho agudo dessas capacidades. Isso mesmo… pode PREJUDICAR!!! Para força, por exemplo, o desempenho agudo é prejudicado, em média, em 29,3% (Behm e Colado, 2012).

Porém, quando o objetivo é estimular a musculatura do core, o equilíbrio e a coativação de músculos antagonistas, mesmo mobilizando baixas cargas, a instabilidade pode ser benéfica. Pois é… pode AJUDAR!!! Em média, o aumento da ativação dos músculos estabilizadores do tronco, comparando bases instáveis com estáveis, aumenta em 47,33%.

Assim, o uso da instabilidade na musculação é objetivo dependente. Por falar nisso, qual é o seu OBJETIVO??? Um BOM professor saberá selecionar a ferramenta adequada no momento adequado.

Cabe ressaltar que o uso da instabilidade nas salas de musculação convencionais pode aumentar o risco de acidentes. Portanto, BOM SENSO é fundamental.

Fonte: caueteixeira.com

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