Esportes aquáticos queimam até 690 calorias e trazem benefícios para o corpo

Nada melhor que aproveitar o verão para se refrescar e, ao mesmo tempo, queimar calorias e ficar com o corpo supersarado! O personal trainner Givanildo Matias, da Test Trainer, fala sobre os principais exercícios físicos que podem ser praticados na água e que ajudam a queimar muitas calorias em apenas uma hora. “Dentro d’água é possível desenvolver inúmeros esportes e exercícios que, assim como em meio terrestre, poderão trabalhar as principais capacidades físicas, como força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória, além de contribuírem na redução do peso. O que acontece que é algumas pessoas possuem uma adaptação melhor no meio líquido e, por isso, se sentem mais motivadas a realizar essas atividades que são mais procuradas no verão pelo fato de além de tudo trazerem uma maravilhosa sensação refrescante”, afirma.
Natação: 560 calorias/hora
É um esporte muito democrático e pode ser indicado para todas as pessoas, independente da faixa etária. Entre os principais benefícios estão a melhoria da condição cardiorrespiratória, da postura e da resistência de braços e pernas. Além disso, tem o beneficio cognitivo de “aprender a fazer”. A natação é um esporte que dificilmente consegue-se controlar a intensidade, por isso existe uma preocupação com pessoas hipertensas e cardíacas. Também pode aparecer alguma restrição com relação aos diferentes tipos de nado. O nado borboleta, por exemplo, não é sugerido para uma pessoa que possui hérnia de disco.
Hidroginástica: 690 calorias/hora
Por tem um impacto bem reduzido, é muito indicada para pessoas da terceira idade ou que passaram por alguma cirurgia ou lesão osteomuscular. Assim como na natação, as restrições são para pessoas com problemas cardíacos e hipertensivos, porque é sem dúvida uma atividade mais prazerosa, mas não por isso é menos intensa. Os principais benefícios são melhoria no condicionamento cardiorrespiratório, aumento de força em braços e pernas, equilíbrio e flexibilidade. Na hidroginástica o corpo é trabalhado como um todo porque a resistência da água vai existir em qualquer movimento que pessoa faça.
Surf: 300 calorias/hora
É um esporte de alta complexidade que depende de três fatores: condições ambientais (onda), equipamento (prancha) e aptidão física e técnica do praticante. Por conta disso é um esporte mais indicado para crianças a partir dos ois anos e jovens e adultos que não tenham nenhum problema de saúde e estejam adaptados ao meio líquido, pois para manter um maior grau de segurança é importante saber nadar. Por ter uma complexidade maior, o surf também traz mais benefícios, como coordenação, condicionamento físico geral, equilíbrio, resistência e potencia de braços, agilidade, tempo de reação, entre outros. O surf trabalha principalmente membros superiores, que não param de remar, e um pouco dar pernas, que são usadas, mas não chegam a ficar fadigadas. A contraindicação seria para pessoas que tenham algum trauma osteomuscular, obesos e com condicionamento físico muito baixo.
Stand-up paddle: 600 calorias/hora
É um esporte indicado para qualquer pessoa que tenha adaptação à água. Por não exigir tanta explosão e agilidade como o surf, o stand-up tem atraído muitos adeptos acima dos 40 anos. Nessa modalidade os benefícios são equilibro, força e resistência das pernas e braços que ficam ativos durante toda a realização do exercício e, de brinde, ainda vem a musculatura abdominal, que é solicitada para manter a postura. De uma forma geral, ajuda a melhorar o condicionamento físico como um todo. É uma modalidade de intensidade baixa e por isso não existe nenhuma contra indicação.
Fonte: Terra
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