Ficar sentado por duas horas pode neutralizar benefícios de até 20 minutos de exercício

Pesquisa mostra que pequenas atividades cotidianas fazem diferença na saúde do coração e no condicionamento físico

16684503

Foto: Stock photos / Divulgação

Permanecer sentado por longos períodos pode acabar com os benefícios de uma sessão de exercícios físicos para o seu coração, afirma um estudo realizado por cardiologistas da Universidade de Texas Southwestern Medical Center.

Entretanto, levantar-se e movimentar-se pode evitar que seu condicionamento físico seja afetado e pode manter seu coração saudável.

— Evitar o sedentarismo ao longo do dia pode representar uma estratégia importante para melhorar o condicionamento físico e a saúde, à parte a atividade física regular— diz o pesquisador Jarett Berry.

O estudo analisou 2.223 homens e mulheres sem histórico de doença cardíaca, asma ou acidente vascular cerebral (AVC) e avaliou seu condicionamento físico e comportamento sedentário.

Constatou-se que ficar sentado por duas horas pode ser tão prejudicial quanto 20 minutos de exercício são benéficos.

Passar longos períodos sentado sempre foi associado com o aumento do risco de doença cardíaca, mas a investigação sugere a atividade física pode ajudar a eliminar esse risco. Contudo, permanecer por muito tempo em uma cadeira ou sofá pode ser ruim para o coração, mesmo para aqueles fisicamente ativos, de acordo com o Dr. Berry.

— Quando permanecemos sentados por muito tempo, qualquer movimento é um bom movimento e ameniza os efeitos colaterais. Então, mude de posição frequentemente, levante-se e faça alongamentos— recomenda Jacquelyn Kulinski, co-autora da pesquisa.

Leia Também:
Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!
Mini_Banner_Blossg

Comments

comments