Idade ideal para cada esporte

De acordo com dados do IBGE, o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade. Os números também apontam vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta, como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros.

criançasPara reverter esse quadro, os esportes para crianças podem ser um grande incentivo, além de um prazer para os pequenos. “Desde que não seja para fins competitivos, dos cinco aos 10 anos a maioria das modalidades esportivas podem trazer grandes benefícios para as crianças. A prática deatividades físicastambém ajuda a unir as pessoas, estreitar laços de amizades e facilitar a participação em grupos diferentes”, afirma o personal trainer Givanildo Matias, diretor da Test Trainer.

Um erro comum acontece quando alguns pais ignoram as limitações e os desejos dos filhos para buscarem o seu próprio desejo pessoal de ter um filho campeão. De acordo com o personal, o mais interessante é tentar fazer com que a criança tenha experiências em várias modalidades esportivas dos cinco aos 11 anos e, depois dos 12 anos, ela mesma já será capaz de escolher a que mais gostou e essa sim poderá ser tratada de forma competitiva se for a vontade dela. “É importante desde cedo que à criança possa entender o que é uma competição e participar delas, mas sem grandes cobranças, sem ter a mesma pressão que um atleta. Para isso é preciso que os pais observem a resposta de cada um dos filhos a cada atividade e, se em um determinado momento perceber que a criança está passando do ponto, pode ser interessante mudar de atividade”, aconselha.

Idade certa da criança para cada esporte

Natação

Quando começar: 5 anos
Benefícios da nataçãomelhor desenvolvimento cardiorrespiratório e aumento da resistência.

Futebol

Quando começar: 7 anos
Benefícios do futebol: melhor desenvolvimento motor, agilidade, velocidade, equilíbrio e precisão de movimentos.

Judô e karatê

Quando começar: 7 anos
Benefícios das lutas: melhora no preparo psicológico, estímulo do respeito ao próximo, aumento da capacidade aeróbica e do equilíbrio emocional.

Ginástica olímpica

Quando começar: 7 anos
Benefícios da ginástica olímpica: maior equilíbrio e agilidade.

Vôlei

Quando começar: 10 anos

Benefícios do vôlei: aumento na percepção da distância, ganho em velocidade, profundidade e equilíbrio, movimentos biomecânicos (elevação do braço, utilização do ombro, etc).

Basquete

Quando começar: 12 anos
Benefícios do basquete: aceleração do desenvolvimento motor, melhora na postura, aumento da eficiência nos movimentos de braço e do equilíbrio.

Fonte: Bolsa de Mulher

Leia Também:

Oito cuidados para treinar na academia do prédio com segurança

Turbine oito exercícios de musculação para conquistar coxas torneadas

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!
Mini_Banner_Blossg

 

Comments

comments