Itens domésticos ajudam nas atividades físicas

malhar-em-casa-650x350Sacos de arroz, feijão e vassoura podem ser utilizados

Por falta de tempo, de disposição ou de dinheiro, muitas pessoas acabam deixando de praticar atividades físicas.

Mas existem muitas alternativas para quem não pode ou não quer encarar uma academia. Uma delas é treinar em casa, no horário mais adequado, entre uma atividade e outra, economizando tempo e dinheiro e utilizando objetos comuns.

Será preciso apenas alguns quilos de arroz ou de feijão, enlatados ou uma vassoura. O fisiologista e personal trainer Givanildo Mathias Holanda, da Test Trainer alerta, porém, para algumas precauções a serem tomadas, principalmente na segurança e na execução dos movimentos. “Há vantagens e desvantagens em treinar em casa, mas o mais importante é praticar uma atividade física e deixar de ser sedentário. É preciso ter muita disciplina, determinação e força de vontade para que o resultado apareça. Deve ser estabelecido sempre um horário para a realização de suas atividades”, diz.

Os cuidados em casa são necessários especialmente porque, diferente da academia, não há um instrutor para corrigir os movimentos. Antes de começar, é importante também fazer um alongamento ou um aquecimento, como uma caminhada. “Os exercícios podem ser realizados sempre em frente a um espelho. Mas é necessário ter o mínimo de conhecimento para não se machucar. Quando houver alguma dúvida, uma alternativa é procurar na internet fotos dos exercícios realizados, da execução dos movimentos ou até mesmo vídeos, o que facilita ainda mais”, sugere.

A dica do profissional para substituir os sofisticados aparelhos das academias é usar anilhas, barras ou pesos. “Pode-se usar latas de óleo, sacos de feijão ou de arroz. Até porque os melhores exercícios são feitos com pesos livres e não com máquinas. Os pesos livres fazem com que o trabalho muscular seja maior, assim o músculo é mais solicitado. As séries podem variar de três a quatro, e as repetições de oito a 15”, explica.

Outra dica é o cuidado com a hidratação. Beber muita água é fundamental, assim como controlar a alimentação. Descansar também é importante. “Sugiro treinar dia sim, dia não, ou em cada dia treinar um grupo muscular. Mas para ter um resultado mais rápido e um treino mais seguro, tanto na execução dos movimentos, quanto na eficiência, é sempre indicado lançar mão de um personal trainer para acompanhar as atividades ”, conclui.

Fonte: Itodas

Leia Também:

 Idade ideal para cada esporte.

Oito cuidados para treinar na academia do prédio com segurança.

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!
Mini_Banner_Blossg

 

Comments

comments

Uma ideia sobre “Itens domésticos ajudam nas atividades físicas

  1. Pingback: Leve em consideração sete critérios antes de escolher uma atividade física | Blog Test Trainer

Os comentários estão fechados.