Leve em consideração sete critérios antes de escolher uma atividade física

Personalidade e gosto pessoal devem ser levados em conta na hora de começar a se exercitar

Começar uma atividade fícritériossica é descobrir um novo mundo. Mas depois de um, no máximo dois meses, a novidade pode virar rotina e dar lugar à preguiça e à desmotivação. Isso acontece com você?

Então saiba que a culpa pela desistência não é só sua, ela é também da própria atividade física, que não combinava com você. Isso mesmo, para que seja certeira, a escolha do exercício deve levar em conta alguns fatores. O fisiologista do exercício Raul Santo, professor doutor da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, explica que o gosto pela atividade física é um deles. “É o prazer ao realizar determinado exercício que vai te fazer persistir nele”, explica. Mas existem outros seis critérios que você não pode ignorar na hora de escolher o seu esporte. O Minha Vida conversou com os especialistas e elaborou uma lista de requisitos para que você dê um xeque-mate no sedentarismo. Confira.

Delimite seus objetivos pessoais

Quando o assunto é atividade física muitos objetivos vêm à mente: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico… Mas o educador físico Givanildo Matias, da Test Trainer, explica que é muito importante priorizar um deles, o mais importante no momento. “É essa atitude que vai aumentar as chances de sucesso ao escolher sua atividade física”. O educador físico recomenda:

– Para ganhar massa muscular invista em musculação, treinamento funcional e, em alguns casos, até no pilates;

– Para melhorar a capacidade cardiorrespiratória invista em: corrida, natação, hidroginástica, ciclismo e outras modalidades aeróbicas;

– Para emagrecer invista também em exercícios aeróbicos, escolha-os de acordo com o seu nível de atividade física e, preferencialmente, com o acompanhamento de um educador físico.

Mas se você quer mesmo é espantar o estresse, qualquer atividade física é uma boa opção, já que libera a serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Outra opção é optar por modalidades que trabalham corpo e mente.

Fonte: Minha vida

Leia Também:

Itens domésticos ajudam nas atividades físicas

Idade ideal para cada esporte.

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Mini_Banner_Blossg

Comments

comments