Atividade Física

Group of people exercising at the gym in a fitness class
Entenda como são feitos os exercícios do treinamento funcional

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais.
Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo – os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

condominioSaiba treinar em academias de condomínios

As academias dentro dos condomínios não param de crescer. Atualmente, cerca de 90% dos novos
empreendimentos deverão contar com uma academia de ginástica. Até mesmo os prédios mais antigos estão conseguindo se adaptar para ter esse espaço de bem-estar. No entanto, será que todas as pessoas estão preparadas para usar estes espaços?


Exercícios-em-casa-3
Soluções simples para fazer exercícios em casa

A questão é por que as pessoas relutam tanto em iniciar ou manter um programa de atividade física?
As desculpas naturalmente são as mais variadas, mas, em geral, a maioria gira em torno da falta de tempo, apesar disso ser usado como desculpa, sabemos que, para muitos, é uma realidade mais do que verdadeira. O cotidiano das grandes capitais revela que as pessoas estão cada vez mais atarefadas. 

63985_833619373367931_6170951127513264746_n


Como praticar atividades físicas com o frio

Fazer atividades físicas ou praticar esportes durante o inverno é bem mais difícil e desanimador do que no verão. O frio nos leva mais ao sedentarismo e ao consumo excessivo de alimentos calóricos e, a conseqüência disso, um provável e indesejado aumento de peso.

 

16684503
Ficar sentado por duas horas pode neutralizar benefícios de até 20 minutos de exercício

Pesquisa mostra que pequenas atividades cotidianas fazem diferença na saúde do coração e no condicionamento físico. Permanecer sentado por longos períodos pode acabar com os benefícios de uma sessão de exercícios físicos para o seu coração.


dean-solo (1)Slackline: andar na corda bamba 

Andar na corda bamba não é mais atividade de circo apenas. E nem expressão de quem está passando por uma situação complicada. Pela mão de escaladores, a atividade virou esporte, com modalidade radical inclusive, e agora encanta até famosos.

 

 

d7f952e4236afc03a202fc64913dc353_XLExercitar mais um grupo muscular do que outro pode causar lesões

Algumas pessoas exercitam mais os braços e não dão tanta atenção para as pernas. Já outras fazem exatamente o contrário. Isso acontece geralmente por conta de alguns desejos estéticos que diferenciam homens e mulheres.

 

 

safe_image

Conheça os exercícios que ajudam a perder a gordura localizada

Confira as melhores estratégias para reduzir e definir o culote, a barriga, a cintura, os braços, flancos, costas, parte interna das coxas, cintura, braços ou costas. A boa notícia é que essa gordura localizada pode sumir, ou ao menos diminuir, com a combinação de exercícios e dieta balanceada.

 

 esteira-bicicleta-ou-transport-2-556Personal Trainer dá dicas para as atrasadinhas entrarem em forma

Todo ano ela faz tudo sempre igual, abandona a academia durante o inverno e, depois, quer ficar em forma em pouquíssimas semanas, bem na última hora. Afinal, é quase verão e com as altas temperaturas todos acabam por expor mais o corpo, de preferência na praia ou piscina, quando os pneuzinhos e celulites não conseguem ser escondidos.

 

tipo-de-treino-musculacao

O que priorizar no treino de musculação quando o tempo é reduzido

Reduzir o número de séries ou de repetições, diminuir a quantidade de exercícios por músculo e fazer atividades combinadas são alternativas. Manter uma rotina de atividade física e treinos não é nada fácil, isso porque diariamente temos inúmeras surpresas durante o dia que em algum momento pode atrapalhar e diminuir o tempo que havia sido planejado se exercitar.

 

Dores-musculares

Corpo já sente prejuízos após 10 dias sem treino

O período sem exercícios prejudica o sistema cardiorrespiratório, a força e reduz a massa muscular e a flexibilidade. Assunto aborda algumas preocupações que todos devem ter após retomar os treinos.sso pode acontecer após um período de férias, doente, lesionado, viagens, muito trabalho, final do ano e até mesmo o fato de ter saído da academia. Na terminologia do mundo dos esportes e do treinamento físico esse período parado é chamado de “destreinamento”.

images

5 bons exercícios de musculação para homens

A prática de atividades físicas é muito maior durante o verão, nesta época do ano a motivação das pessoas aumenta e a vontade de ter um corpo mais saudável e bonito também. A musculação é uma boa opção para quem quer ter ganho de força e massa muscular, e para isso existem exercícios que já são bem conhecidos e ainda hoje são eficientes.

 

11Supino com halteres

Aprenda como executar com segurança e tenha mais resultados atividade física oferece riscos às articulações do ombro e da coluna lombar.

 

 

treinamento-funcional-beneficios-650x350

Treinamento funcional emagrece e define músculos

Para deixar o corpo definido, muitas famosas como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Flávia Alessandra estão aderindo ao treinamento funcional. A prática está ganhando cada vez mais adeptos nas academias especialmente por ser mais interativa, completa e divertida, passando longe da monotonia.

 

1

Aprenda a fortalecer a musculatura do core

O core é considerado o Centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, isso o torna uma região muito vulnerável. Essa vulnerabilidade é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região.

 

getty-images-corrida1

Corrida de manhã ou à noite? Compare e escolha

“A umidade do ar, a concentração da poluição e até mesmo a temperatura são fatores que devem ser levados em conta na hora de definir um horário para incluir o esporte na rotina”, aponta o personal trainer Rafael Lago, da Test Trainer. Por isso, o Minha Vida conversou com especialistas e comparou os pontos positivos e negativos de correr de manhã e de noite.

 

critérios

Leve em consideração sete critérios antes de escolher uma atividade física

Personalidade e gosto pessoal devem ser levados em conta na hora de começar a se exercitar. Começar uma atividade fícritériossica é descobrir um novo mundo. Mas depois de um, no máximo dois meses, a novidade pode virar rotina e dar lugar à preguiça e à desmotivação. Isso acontece com você?

 

malhar-em-casa-650x350

Itens domésticos ajudam nas atividades físicas

Por falta de tempo, de disposição ou de dinheiro, muitas pessoas acabam deixando de praticar atividades físicas. Mas existem muitas alternativas para quem não pode ou não quer encarar uma academia. Uma delas é treinar em casa, no horário mais adequado, entre uma atividade e outra, economizando tempo e dinheiro e utilizando objetos comuns.

 

crianças Idade ideal para cada esporte.

De acordo com dados do IBGE, o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade. Os números também apontam vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta, como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros.

 

1328119821academia

Oito cuidados para treinar na academia do prédio com segurança

Trânsito, chuva, frio, cansaço ou falta de tempo. Independente de qual seja a sua desculpa favorita para dar cano no treino, as academias dos prédios e condomínios chegaram para exterminar todas elas. Segundo o educador físico Rafael Lago, da Test Trainer, existem muitas comodidades em fazer o exercício físico tão pertinho de casa, já que, principalmente nas cidades grandes, o trânsito se tornou um problema muito grande.


Personal-Test-Trainer-96Turbine oito exercícios de musculação para conquistar coxas torneadas

Coxas bem firmes e torneadas são seu sonho de beleza? Você não está sozinha. Segundo o educador físico Níkolas Chaves, especialista do Minha Vida, esse é um dos pedidos mais frequentes das mulheres nas academias. E para conquistar belas pernas não tem jeito, você terá que ir além da esteira, do pilates e da aeróbica: é preciso investir pesado na musculação.Mas antes que você coloque a carga nas alturas, nós já vamos avisando: não existe milagre.

atividades ao ar livrePersonal dá dicas de atividades para praticar em praia e parques

É comum encontrar pessoas que colocam a academia nos planos, mas com tantos afazeres no dia a dia, quase nunca sobra tempo para se dedicar à malhação. Para quem mora na praia ou próximo a parques, uma solução é aproveitar o ambiente para praticar atividades físicas, assim é possível manter o corpo em forma se adaptando ao próprio tempo.

nadarAprenda a compensar o consumo de chocolates nessa Páscoa com exercícios

Não tem jeito, Páscoa é sinônimo de consumo excessivo de chocolate. E este exagero pode comprometer a dieta e as atividades físicas.De acordo com Givanildo Holanda, personal trainer da TEST TRAINER, rede de profissionais de Educação Física, esta é uma semana que requer atenção dobrada, visto que todo o trabalho de controle alimentar e de atividade física que está sendo feito pode ir para o espaço, já que é praticamente inevitável não ceder às tentações.

corpão

Pratique as atividades que ajudam a conquistar um corpão brincando

Praticar uma atividade física pode ser extremamente prazeroso, basta descobrir algo que tenha a ver com o seu perfil. Com alguns exercícios que mais parecem brincadeiras é possível eliminar peso, modelar o corpo, tonificar as pernas e ganhar massa muscular. São ótimas alternativas especialmente para quem detesta academia e não se adapta aos exercícios tradicionais.

Corrida de rua – Especialista dá dicas

Hoje em dia a corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive no público feminino. O número de mulheres que participam de corridas de rua aumentou 101,86% nos últimos cinco anos, segundo a Federação Paulista de Atletismo.

 

A importância do exercício físico para pilotos de kart

O kartismo mesmo não sendo um esporte popular é muito difundido no Brasil. Possuímos inúmeros praticantes, sendo eles pilotos profissionais, semi profissionais e amadores. Além de termos ao longo da história pilotos históricos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi etc.

 

Sete lições da Walking Dance para quebrar a monotonia da caminhada

A caminhada é sempre uma opção muito prática para largar o sedentarismo. “Afinal, ela envolve movimentação simples, não oferece grande impacto e requer baixo investimento”, explica o personal trainer Givanildo Holanda Matias, diretor da Test Trainer.

 

Barriga negativa não é para todo mundo

Barriga “para dentro” de Candice Swanepoel vira desejo entre mulheres; médicos avisam que nem todo biotipo favorece o estilo. Não basta mais ser magra e ter gominhos no abdome. A nova moda entre as mulheres é a barriga negativa, aquela com uma curvatura para dentro, que deixa os ossos do quadril e das costelas saltados, destacando a magreza. No fim do ano passado, a modelo sul-africana Candice Swanepoel publicou uma foto na internet mostrando a sua.

Os benefícios da ginástica funcional

Conheça esta modalidade que trabalha o corpo todo.
Você conhece a ginástica funcional? Essa modalidade pode ser ideal para quem quer emagrecer, deixar o corpo definido e melhorar o condicionamento físico.O personal trainer Givanildo Holanda Matias explica os principais benefícios desse exercício e quem pode praticá-lo:

 

Esportes aquáticos queimam até 690 calorias e trazem benefícios para o corpo

Esportes aquáticos queimam até 690 calorias e trazem benefícios para o corpoNada melhor que aproveitar o verão para se refrescar e, ao mesmo tempo, queimar calorias e ficar com o corpo supersarado! O personal trainer Givanildo Matias, da Test Trainer, fala sobre os principais exercícios físicos que podem ser praticados na água e que ajudam a queimar muitas calorias em apenas uma hora.

 

Musculação também é indicada para auxiliar no emagrecimento

Exercícios aeróbicos não são os únicos aliados da dieta. Não são somente os exercícios aeróbicos que são eficazes para o emagrecimento. O treinamento de força, modalidade que consiste em usar a resistência, também pode contribuir para reduzir a gordura corporal. A resistência do treino de força – chamado também de treinamento com pesos, treinamento contra resistência, treinamento resistido ou, o mais popular, musculação – pode ser obtida de diversas ..

Uma academia a céu aberto

Falta tempo para ir a academia? A grana está curta? É chato malhar sozinho? Com um pouco de imaginação e alguma disposição, é possível fazer as férias e até do fim de semana em família ótimos períodos para entrar em forma. No verão do Rio, a cidade vira uma academia.

 

Personal Trainer dá dicas para as atrasadinhas entrarem em forma

Todo ano ela faz tudo sempre igual, abandona a academia durante o inverno e, depois, quer ficar em forma em pouquíssimas semanas, bem na última hora. Afinal, é quase verão e com as altas temperaturas todos acabam por expor mais o corpo, de preferência na praia ou piscina, quando os pneuzinhos e celulites não conseguem ser escondidos.

 

Entenda as diferenças entre os treinos feminino e masculino

As mulheres têm a estrutura óssea mais leve e um percentual de gordura maior. Com a mesma altura são mais leves e possuem menos força. Porém não é por isso que as mulheres devem treinar menos peso que os homens. A principal diferença entre os treinos femininos e masculinos é a intensidade. O trabalho de aumento da massa muscular exige um programa de treino mais intenso com poucas repetições e muita carga.

 

Saiba como fazer um bom treino para fortalecer os braços

Cada um procura a academia por um motivo, combater a barriguinha de cerveja, manter a saúde, dar adeus à fama de magrelo, mas todos querem um corpo mais forte e, é claro, mais bonito. Porém, há diferenças entre os exercícios para cada objetivo. Um treino de hipertrofia, para aumentar o braço, por exemplo, tem menos repetições com uma carga bem maior. Já quando você quer resistência faz o movimento mais vezes com menos peso, explica o fisiologista e personal trainer Givanildo Holanda Matias, diretor da rede Test Trainer.

5 Exercícios para perder peso até o verão

Basta a temperatura cair para nos esquecermos da academia. Além do desejo de curtirmos um pouco mais a cama quentinha, abandonamos definitivamente a dieta para apreciarmos as apetitosas, porém, calóricas, refeições típicas do inverno. O resultado desse descuido são alguns quilinhos a mais. Se você está enfrentando o dilema de não querer esconder o corpo durante o verão, saiba que é possível eliminar peso em pouco tempo com os exercícios aeróbicos.

Companheirismo na hora de pegar no pesado

Este friozinho não anima ninguém a malhar. Acordar cedo e ir para a academia pode ser uma tortura durante o inverno.
Será que há uma forma de tornar as atividades físicas mais agradáveis? A saída pode ser convidar um amigo! Ter uma pessoa que lhe ajude a ter motivação pode proporcionar melhores resultados na academia. Esta tática funciona, de forma geral, porque as pessoas gostam de ter uma companhia.

Exercícios para acabar com os culotes

Ah, os culotes! Eles nos incomodam, deixam nosso corpo em formato de violoncelo, tiram a bela estética dos nossos quadris, mas, espera aí. Por que eles existem mesmo? Difícil aceitar, mas este inimigo feminino faz parte da genética da mulher.É mole? De acordo com o fisiologista e personal trainer Givanildo Matias Holanda, o culote é um fator do biotipo da mulher que, por natureza, tem uma característica genóide:

 

Conheça as dicas para se manter motivado a treinar durante o inverno

É durante o inverno que as academias registram uma queda de 20% a 30% na taxa de matrículas novas. Dentre os que já são alunos, cerca de 20% simplesmente desaparecem e não dão as caras por várias semanas, às vezes meses. Tais números refletem o que acontece com muitas pessoas na estação: entregam-se à preguicite aguda e desistem da malhação.

 

Crianças sedentárias

Fisiologista alerta sobre a falta de atividades físicas e indica quais exercícios são mais adequados. De acordo com dados do IBGE, o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade. Os números também apontam vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros.

 

Pratique oito exercícios de musculação e pare de empurrar a bicicleta

Depois de tomar gosto pelas pedaladas, não demora muito e você já começa a buscar percursos mais longos e acidentados, como trechos de ladeira. Mas, para encarar o desafio sem empurrar a bicicleta, não basta ter bom condicionamento cardiorrespiratório. “O trabalho de fortalecimento muscular, principalmente com foco em resistência, contribui para melhorar o desempenho e diminuir a fadiga do ciclista”, afirma o personal trainer Givanildo Holanda, diretor da Test Trainer.

 

Equilíbrio em um Pulo

Exercício considerado simples, pular corda dá agilidade, força e melhora o condicionamento físico e a capacidade de equilíbrio. Você já percebeu que, em quase todos os filmes sobre boxe, os lutadores aparecem pulando corda? Segundo Marcelo Cavalheiro, ortopedista do Hospital Albert Einstein e especialista em assuntos relacionados a esportes, o exercício proporciona, entre outros benefícios, a capacidade de ficar em pé com facilidade.

 

Conheça os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes

Vivemos atualmente na era do sedentarismo. A cada dia as pessoas estão diminuindo suas atividades físicas cotidianas e ao mesmo tempo aumentando a ingestão

de alimentos calóricos e pouco nutritivos. O impacto não poderia ser diferente: os índices de saúde e qualidade de vida são afetados negativamente. A preocupação geral é que esse processo já não tem mais limitações quanto à faixa etária e hoje, já está em evidência entre crianças e adolescentes.

Treinamento em circuito é ideal para emagrecimento

O treinamento em circuito consiste em uma série de exercícios dispostos em estações onde, o atleta executa o exercício proposto durante tempo o personal trainer determina com pequenos intervalos. Os treinos são muito dinâmicos e o atleta pode experimentar diferentes tipos de exercícios de musculação, corrida, ciclismo, step, ginástica entre outros, utilizando diversos materiais como cones, arcos, bolas, elásticos, colchonetes e etc. O número de exercícios, materiais utilizados e o tempo de execução de cada exercício serão determinados pelo profissional de acordo com os objetivos do atleta, sua modalidade e seu nível de condicionamento físico.

Conheça os benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo ? os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios.

Treinamento em Suspensão volta a ser tendência nas academias

O treinamento de força utilizando um peso corporal suspenso surgiu há mais de 150 anos. Gerações de acrobatas e ginastas usaram o método em suas preparações. No entanto, com a mudança para o treinamento isolado nas décadas de 60 e 70, o treinamento suspenso havia desaparecido. Segundo Lilian Ruberti, personal trainer da TEST TRAINER, rede de franquias de professores de educação física e personais trainers, o método voltou com tudo.


Corrida de manhã ou à noite? Compare e escolha

A corrida é um dos esportes mais populares da atualidade – não exige grandes investimentos e ainda pode ser feita em qualquer lugar a qualquer hora. O que nem todo mundo sabe é que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho do praticante. “A umidade do ar, a concentração da poluição e até mesmo a temperatura são fatores que devem ser levados em conta na hora de definir um horário para incluir o esporte na rotina”, aponta o personal trainer Rafael Lago, da Test Trainer.

 

12 coisas que seu treinador gostaria que você soubesse 

Quem inicia a malhação, além da bolsa da academia, costuma carregar uma bagagem de mitos ou informações erradas.
No mundo ideal, certamente os treinadores gostariam que cada aluno já chegasse à academia sabendo algumas coisas básicas sobre atividade física. Pensando nisso, alguns especialistas deram preciosas dicas para você entender melhor o papel da atividade física e assim potencializar seus resultados.

Atividades físicas para você iniciar em 2012

Durante todos os meses de 2011 você prometeu que iria começar uma atividade física. O tempo passou e você não se mexeu – ou começou e desistiu. Pode ser que esteja cansado da rotina de exercícios de sempre. Qualquer que seja o cenário, um novo ano inspira mudanças e com força de vontade e motivação você pode mudar o que incomoda e ir longe. Para começar e não desistir, antes de tudo escolha um exercício de que goste.

 

Desequilibrar para se equilibrar

O tempo passa, a idade chega e, mesmo que as pessoas teimem lutar contra, o corpo nunca permanece o mesmo. Os músculos não têm mais a firmeza de antes e as articulações muitas vezes encontram-se “enferrujadas”, o que torna comuns eventos como cair na escada, na rua ou no banheiro. Além do prejuízo físico (quedas podem gerar traumas, fraturas, dores crônicas, dentre outros) e psicológico (muitos sentem medo de voltar a cair), esses acidentes, conforme a neurologista…

Atividade Física, dicas importantes para iniciar e manter!

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2010 dá conta que 16,4% dos brasileiros são sedentários, isto é, não exercem nenhuma atividade física, nem no tempo livre. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos quando têm tempo livre.O pior disso tudo é que essas tendências de sedentarismo devem continuar por diversas razões…

A necessidade do movimento

Temos que entender que a essência da vida é o movimento. Nada está parado no universo desde que Ele foi criado. E nós somos o universo, já que a nossa composição química é a mesma – vale lembrar os principais elementos que formam a ambos como o carbono, o hidrogênio e oxigênio. Vida sem movimento é um sinal que algo não está bem, não está em equilíbrio. Partindo desta reflexão percebemos que o homem moderno buscou e criou um atalho…

Saiba treinar em academias de condomínios

As academias dentro dos condomínios não param de crescer. Atualmente, cerca de 90% dos novos empreendimentos deverão contar com uma academia de ginástica. Até mesmo os prédios mais antigos estão conseguindo se adaptar para ter esse espaço de bem-estar. No entanto, será que todas as pessoas estão preparadas para usar estes espaços? A preocupação com as academias em condomínios se deve ao fato de nestes locais existir um público heterogêneo, como adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade

Barriga Tanquinho

Chega de se olhar no espelho e enxergar apenas barriga. Ninguém merece se sentir desconfortável com o próprio corpo! Então, faça as pazes com você mesma. Está na hora de suar para ficar com a silhueta mais bonita. Quando o assunto é barriga chapada, é preciso muita perseverança.Não basta fazer 500 abdominais – crença infundada da maioria das pessoas. Os resultados dependem de um conjunto de hábitos de vida que incluem alimentação balanceada, boa qualidade do sono…

Exercício, alimentação e relógio biológico

Temos que entender que a essência da vida é o movimento. Nada está parado no universo desde que Ele foi criado. E nós somos o universo, já que a nossa composição química é a mesma – vale lembrar os principais elementos que formam a ambos como o carbono, o hidrogênio e oxigênio. Vida sem movimento é um sinal que algo não está bem, não está em equilíbrio. Partindo desta reflexão percebemos que o homem moderno buscou e criou um atalho…

Conheça os verdadeiros benefícios da Plataforma Vibratória

A plataforma vibratória, tipo de equipamento que utiliza um recurso de vibração que se propaga pelo organismo para estimular a contração muscular, tem como objetivo principal aumentar o recrutamento das fibras musculares para se obter uma melhor resposta da força muscular. De acordo com Givanildo Holanda Mathias, a polêmica que envolve a plataforma vibratória é a maneira como ela é comercializada. “Muitos prometem que se a pessoa ficar parada em cima dela por 15 minutos, obterá resultados satisfatórios como, por exemplo, emagrecimento instantâneo. Esse “milagre” não existe.

5 dicas preciosas para entrar em forma antes do verão

Com menos de três meses para o início do verão, muita gente começou a suar a camisa para entrar em forma! E não pense que é tarde demais para começar a fazer uma atividade física regularmente e ajustar a alimentação para estar com corpinho de verão. Ainda há tempo, basta seguir algumas dicas do Personal Trainer Givanildo Holanda Matias. É diferente pensarmos em resultados para uma pessoa que precisa reduzir 20kg e outra que precisa reduzir 5kg ou uma pessoa que nunca fez nada e outra fisicamente ativa.

Hipertensão e cuidados a serem tomados

Especialista sugere alguns cuidados com a freqüência cardíaca, medicamentos e lugares onde devem se exercitar Praticar atividades físicas com freqüência é uma das principais formas de controle e prevenção da hipertensão arterial sistêmica (HAS), em conjunto com uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudável. No Brasil o mal acomete cerca de 15 a 20% dos adultos, sendo uma das principais causas de mortalidade (Revista Brasileira da Hipertensão – VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial). Segundo Rafael Lago, professor de Educação Física da Test Trainer, rede de franquia de personal trainer

Barriga ‘tanquinho’ exige um programa completo de exercícios aeróbios e fortalecimento muscular

Quem não sonha ter uma barriga de “tanquinho”, principalmente ‘às portas’ do verão? Para obter a invejável conquista de muitos famosos e até anônimos que se veem nas ruas, é preciso muita perseverança e disciplina para levar adiante um completo programa de atividades. Não basta realizar 500 abdominais –crença infundada da maioria das pessoas.

 

Correr ou andar, o que é melhor ?

Quem caminha geralmente tem a impressão de que as pessoas que correm obtêm mais benefícios da prática do exercício. É bastante comum o praticante de caminhada ter o sonho de, em algum tempo, sair correndo por aí. A boa notícia é que ambas as práticas proporcionam saúde e bem-estar, cada qual respeitando os limites do praticante. “Determinar o que trará mais resultados, inclusive na perda de peso, é uma tarefa que envolve diversos fatores e análises, conforme as necessidades individuais de cada um”, explica Givanildo Holanda Matias, Personal Trainer, formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício