Personal Trainer e liderança

O tema liderança é um tema muito vasto e que vem sendo cada vez mais discutido no mundo corporativo. Com uma rápida pesquisa na internet pode se achar milhões de resultados tratando do assunto, tanto em prafalagoortuguês como em inglês.

Porém essa literatura se destaca em sua maioria direcionada ao mundo das empresas, ou para aqueles que gerenciam um equipe em qualquer outro segmento profissional. Por exemplo é muito comum achar publicações sobre liderança na gestão hospitalar, enfermagem etc.

Estudando sobre o tema quero apresentar uma visão sobre a liderança que o Personal Trainer exerce.

O profissional que atua como Personal Trainer deve desempenhar e assumir o papel de líder. É uma liderança diferente pois temos que ser líderes para cada aluno nosso, é uma liderança que vamos exercer de forma individual.

Uma das principais competências do líder é passar credibilidade ao seu liderado, assim como a confiança uma outra competência de extrema importância.

Outras quatro competências importantes de um líder citadas por Howard Gardner são:

– Refletir

– Ganhar perspectiva

– Aspirar a possibilidades excepcionalmente emocionantes

– Inspirar nos outros

Trazendo para a realidade do Personal Trainer credibilidade e confiança são fatores primordiais para um trabalho a longo prazo e de sucesso.

A credibilidade e a confiança no seu trabalho virá com o tempo, e você só terá êxito nessa competência liderando seu aluno com excelência. E essa credibilidade está muito ligada a maneira como você vai conduzi-lo na busca da realização dos objetivos do aluno.

Um item importante do líder é a imagem que o líder passa para a sua equipe, a equipe tem de acreditar nesse líder e o ver de uma forma exemplar, tanto no ambiente de trabalho como fora dele.

Ai está um ponto muito importante em um trabalho de Personal Trainer. O aluno precisa acreditar em você, acreditar que você é o agente de mudança dele, que seguindo as suas orientações a vida dele vai mudar e seus objetivos serão atingidos.

A nossa postura e a imagem que passamos aos nossos alunos também é de extrema importância. Imaginem um líder de uma grande empresa que é visto após o trabalho fazendo tudo ao contrário daquilo que ele prega para a sua equipe.

Assim devemos levar para o nosso meio de trabalho, cuidado com a sua imagem. Muitas vezes nos tornamos próximos de nossos alunos e isso é muito bacana, mas essa proximidade tem que ocorrer com muito cuidado.

Devemos ser cautelosos na nossa relação pós aula com nossos alunos, um deslize pode comprometer a nossa imagem e a nossa postura de liderança fica afetada. Como o aluno vai acreditar no seu líder vendo ele fazer coisas que não condizem com o seu papel? Como irá ficar a relação de confiança? Esses aspectos jamais podem ser abalados, são os alicerces para um trabalho de sucesso a longo prazo.

Um bom líder também passa segurança ao seu liderado, nunca um bom líder diz: “Eu venci, nós empatamos e vocês perderam”. Sempre temos que reforçar o compromisso de estarmos juntos dos nossos liderados mesmo quando as coisas não estiverem caminhando como imaginamos, se o aluno percebe que você está junto dele mesmo nos momentos de dificuldade esse provavelmente será seu aluno por um bom tempo.

Se tivermos essa concepção de liderança nosso trabalho começará a ficar cada vez mais profissional e duradouro, nossos alunos vão perceber que ali não está um profissional que vai além de ser um professor, ali vai estar uma pessoa em que ele acredita e que acima de tudo terá vontade e prazer em realizar os treinos e seguir as direções apontadas.

Matéria escrita por Rafael Lago, Franqueado Test Trainer

Fonte: Portal da Educação Física

Banner Franquia

Leia Também:

Personal Trainer: Qual é o tamanho desse mercado ?

Elementos básicos de um Personal de Sucesso

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Comments

comments