Personal Trainer: Qual é o tamanho desse mercado ?

A industria do bem estar focada na qualidade de vida das pessoas é sem dúvida um dos segmentos que mais cresce do mundo inteiro. Uma boa prova disso é o numero de academias no Brasil que teve um crescimento bem significativo nos últimos anos e atingi hoje a marca de um pouco mais de 19 mil espalhadas pelos estados brasileiros. Ainda assim, os estabelecimentos não crescem no mesmo ritmo dos profissionais que se formam ano a ano. Para se ter idéia, apenas na capital paulista e região metropolitana, chegam ao mercado, anualmente, cerca de 2,5 mil formandos de educação física e no Brasil mais de 20 mil. Como há muitos profissionais no mesmo ramo, entre outros aspectos somados a essa concorrência faz parte da realidade do profissional uma remuneração que chega na casa dos R$ 4 por hora/aula em uma academia, é por isso é comum os profissionais trabalharem em dois ou três turnos para obter uma renda razoável e tentar cumprir seus compromissos financeiros. Já fazem anos que os valores médios praticados em academias não tem um aumento proporcional a ao crescimento do setor e nem mesmo acompanham a inflação média do ano, parece que ficaram congelados no tempo.

Personal Test Trainer-145Resumo da industria: O mercado forma muito mais pessoas do que as academias são capazes de absorver-las. Esse cenário reforça as premissas de que o segmento de Personal Trainer é sem dúvida uma das salvações para os bons profissionais que podem ganhar valores até 20 vezes maiores do que a média que se recebe em uma academia.

Pulverização do setor

O mercado da educação física voltando ao setor fitness e wellness é muito pulverizado, na ultima década novas áreas de atuação surgiram a foram ocupando seu espaço n caloroso sol do fitness brasileiro. Entre elas podemos destacar a ginástica laboral, equipes de corrida, esportes, administração de academias em condomínios e por ai vai, é bem possível de imaginar que muita novidade ainda vai aparecer, e para isso acontecer com eficiência precisamos de mais incentico ao empreendedorismo em negócios fitness.

Cenário Otimista para o Personal Trainer

Mesmo assim, apesar de ser uma grande tendência, estatísticas mostram que menos de 3% da população são praticantes de atividade física indoor, ou seja, praticante de atividades físicas dentro de academias. Em alguns países da Europa esse numero chega a 16% e p Brasil deve caminhar nesse sentido nos próximos anos.

Além disso, já vai longe o tempo em que as pessoas praticavam atividades físicas apenas para ficar com um corpo “sarado”. Hoje, a prática de atividades físicas está ligada à saúde e à qualidade de vida de cada um, independente da idade, e pode ser feita em qualquer lugar, como parque, clubes, academias ou até na própria residência. Porém, todas as pessoas têm, na prática, propósitos ou necessidades distintas, o que fomenta a procura por um serviço personalizado, exclusivo, que seja capaz de contribuir na busca pelo resultado.

E para finalizar temos ainda um cenário econômico muito positivo no Brasil, com uma mudança constante com o aumento das classes sociais em especial a classe A e B que são as principais consumidoras do serviço de um personal trainer, sendo assim mais pessoas tem a possibilidade de contratar o serviço e mais profissionais serão absorvidos por esse segmento. Hoje se considerando apenas as classes A1 e A2 que segundo o IBGE representam 5% da população teríamos mais de 10 milhões de potenciais clientes.

Conheça a franquia Test Trainer para personal www.testtrainer.com.br

Fonte: Prof. Givanildo Holanda Matias

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades

Mini_Banner_Blog_3

 

Comments

comments

Uma ideia sobre “Personal Trainer: Qual é o tamanho desse mercado ?

  1. Pingback: Personal Trainer e liderança | Blog Test Trainer

Os comentários estão fechados.