Treinos Contínuos “um” dos caminhos para emagrecimento. Será?

10996672_10203400611288242_2216423069220937639_nAo ler o título do texto já lembrou dos treinos intervalados e do HITT. De fato estas propostas são eficientes e comprovadas para este propósito citado. No entanto outras maneiras também são eficientes para o mesmo objetivo.

Vamos lá!  A gordura para ser metabolizada com eficiência e com predomínio energético a presença do oxigênio é fundamental neste processo.

Um (não único) dos métodos para alcançar este propósito é o de característica contínua.

O mesmo irá aumentar a contribuição dos ácidos graxos livres como fonte principal de energia e também aumenta a mobilização de triglicerídeos do tecido adiposo (diminuição da gordura corporal).

Este método de treinamento com predominância aeróbia também tem relação hormonal. Induz uma resposta dos adipócitos nos hormônios epinefrina e norepinefrina, fazendo com que ocorra de forma mais potente a lipólise. Ou seja a maior liberação dos ácidos graxos na circulação criando o ambiente perfeito para a musculatura ativa consuma mais ácidos graxos livres e poupando o glicogênio.

Quanto mais treinado (freqüência nas sessões) mais eficiente será este processo.

Lembre se outros métodos, meios, intensidades e estímulos deverão fazer parte do “todo” no processo de treinamento. No entanto não devemos abolir ou “crucificar” esta proposta de treinamento no âmbito de desempenho, saúde e estética.

Por este motivo é muito importante o planejamento adequado e avaliações de controle durante todo o processo.

Tenha equilíbrio e consciência nas aplicações dos estímulos para seu aluno.

Autor: Leonardo Lima

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