Uma academia a céu aberto

Atividades de lazer gratuitas na cidade ajudam a queimar calorias e fazem bem a saúde.
 
Falta tempo para ir a academia? A grana está curta? É chato malhar sozinho? Com um pouco de imaginação e alguma disposição, é possível fazer as férias e até do fim de semana em família ótimos períodos para entrar em forma. No verão do Rio, a cidade vira uma academia.
-O Ideal é fazer atividades planejadas. Mas, se a pessoa se exercita em momentos de lazer durante uma hora e meia sexta, sábado e domingo, está fazendo mais exercício do que quem vai três vezes por semana por uma hora à academia. – explica o professor Givanildo Holanda Matias, personal e diretor da Test Trainer.
É preciso, apenas não exagerar na dose. Das atividades de fim de semana, o futebol é a que exige mais exige do organismo. Especialmente para quem tem mais de 40 anos, o ideal é fazer um check up antes de encarar a pelada. O importante não é pendurar as chuteiras jamais. Em cima do skate ou em baixo d’água, na Cidade das Crianças – que abre das 9h às 16h30 – não importa. Todas as atividades aeróbicas, diz o especialista, ajudam  perder peso (veja o quanto cada uma queima de calorias em uma hora).
– A caminhada melhora a condição cardiorrespiratória, para sedentários, regula a pressão e ajuda a diminuir o risco de doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos – explica.
Paulista, Givanildo passou o Réveillon em Arraial do Cabo e já escolheu a sua praia: – Quero ir a um baile charme um dia!
Madureira está de braços abertos, é só chegar.
 

 Dançar charme no baile embaixo do Viaduto de Madureira, melhora a condição cardiorrespiratória e a coordenação motora.
385 Calorias

Nadar na cidade das Crianças aumenta a força, a resistência e trabalha a condição respiratória
560 Calorias

Sambar na quadra do Salgueiro, melhora a condição cardiorrespiratória e a coordenação motora.
385 Calorias

 Andar de skate no Parque de madureira melhora a resistência das pernas e o condicionamento cardiorrespiratório.
364 Calorias

Andar de bicicleta na Lagoa melhora o condicionamentos físico geral e a resistências nas pernas.
280 Calorias

Pergunte ao Doutor:

 
Sou passista e preciso muito emagrecer até o carnaval. O que devo fazer?Aumente seus treinos semanais. Como o tempo é curto, a atividade física pode ser realizada de cinco a sete vezes por semana. A duração dos treinos não deve ultrapassar uma hora e meia. Procure intercalar atividades de força com as aeróbicas. Essa também será uma boa época pra promover mudanças  no estilo de vida. No dia a dia, procure anda mais e ser o mais ativa possível. Alimente-se melhor! Não adianta nada gastar 500 calorias em uma sessão de treino e, depois ingerir mil na refeição. Procure se alimentar de três em três horas, evite frituras, refrigerantes, e comidas gordurosas, principalmente à noite. Evite lugares que levam a ingerir guloseimas. por Givanildo Holanda Matias.
Fonte: Jornal Extra Globo
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