Veja cuidados para proteger seu corpo e sua saúde no verão

 

Os termômetros voltaram a subir e o mesmo cenário de todos os verões se repete mais uma vez.A baixa umidade, combinada à poluição das grandes cidades, prejudica a saúde da população.
A boa notícia é que é possível amenizar a situação com algumas dicas que podem ser incorporadas no dia-a-dia.
A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo divulgou alguns cuidados que devem ser tomados, especialmente por crianças, idosos e doentes crônicos, que são mais suscetíveis a doenças.
Nesta época do ano, sintomas como problemas respiratórios, ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, são bastante comuns.”Com o ar mais seco, as vias aéreas são diretamente afetadas, facilitando a entrada de vírus e bactérias.Então, é preciso se prevenir e evitar fatores de risco”, diz Fábio Pereira Muchão, pneumologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na zona sul da capital paulista. A explicação para os sintomas é que, como o tempo seco, os ácaros, o enxofre que sai dos escapamentos dos carros e a poeira ficam em suspensão no ar e são inalados pelas pessoas, trazendo os problemas respiratórios e dando origem a infecções.

Saiba como se prevenir:

1- Evite fazer exercícios físicos entre as 10h e 17h, quando a umidade do ar estiver baixa

2- Beba bastante líquido ao longo do dia

3- Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir

4- Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor

5- Use soro fisiológico para lavar as narinas ou faça inalações com este produto

6- Deixe o ar circular pela casa, mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira

7- Nesta época do ano, procure não visitar cinemas, shoppings e lugares que mantêm grande concentração de pessoas

8- Devemos dar preferência a alimentos mais leves e de fácil digestão: torradas, barrinhas, cereais, geléias, frutas incluindo com alto teor de água (como melancia, abacaxi, laranja) e saladas cruas com vegetais variados (alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino, tomate entre outros), pois aumentam a sensação de refrescância. Água, água de coco e sucos de frutas sem adição de açúcar também podem ser ingeridos com maior frequência.

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